Você sabia? Quase metade da população no Brasil pode apresentar transtornos mentais

Para a Organização Mundial da saúde os problemas de saúde mental são prioridades


O dia 10 de Outubro é marcado pelo alerta ao combate do preconceito e estigma em torno da saúde psicológica e incentivo a busca pelo diagnóstico precoce de problemas que podem trazer sérias consequências e até levar a morte.

Mente sã em corpo são!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa com transtornos mentais apresenta uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos fora dos padrões comuns e essas alterações afetam a forma como o ele enfrenta as situações da vida. E ninguém tá livre disso!

Todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental de maior ou menor gravidade. Estima-se que em cada cem pessoas, trinta sofram ou venham a sofrer num momento da vida. Dentre os problemas mais preocupantes estão às crises de ansiedade, e o maior risco para a depressão. E atenção!

O uso excessivo de internet, a dependência em jogos virtuais e a compulsão por drogas e álcool também são fatores que desafiam a saúde mental e exigem um controle mais eficiente.


Crenças e Tabus


Infelizmente, é preciso admitir que os transtornos mentais ainda são cercados por crenças e tabus e que a falta de compreensão traz uma série de consequências, dentre as quais, o receio de procurar o tratamento por medos e fantasias construídas. Mesmo nas doenças mais severas é possível controlar e reduzir os sintomas através de medidas de reabilitação, além de que a recuperação torna-se mais eficaz quanto mais precoce for o tratamento.


E quais os fatores associados aos transtornos mentais? Entre eles:


> Genética

> Personalidade

> Fatores ambientais


O diagnóstico de um transtorno é feito por profissionais especializados em saúde mental: Psicólogos, Psiquiatras ou Psicanalistas.

Respeite seu ritmo!


Priorizar atitudes que respeitem o ritmo da mente por meio de cuidados como uma boa qualidade do sono, hábitos alimentares adequados e a prática de esportes contribuem positivamente. Para quem sofre de ansiedade, manter o controle é o grande desafio. É preciso treinar o cérebro para que ele aprenda a lidar com o que aparentemente domina. Conhecer a si mesmo traz a sabedoria necessária para conseguir dominar os pensamentos e conduzi-los para o bem.

Fique atento aos sinais e se precisar procure ajuda!

5 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle