Tuberculose


A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é transmissível e causada pela bactéria Mycobacterium tuberculoses ou bacilo de Koch.


No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. As manifestações clínicas da tuberculose se apresentam de forma pulmonar que é a mais frequente e a mais relevante, já a de forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos que não o pulmão, essa ocorre com mais frequência em pessoas que vivem com o HIV, especialmente entre aquelas com comprometimento imunológico.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem se apresentar, como:

· febre vespertina

· sudorese noturna

· emagrecimento

· cansaço/fadiga


A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e pode ocorre durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.


IMPORTANTE: A tuberculose NÃO se transmite por objetos compartilhados como talheres, copos, entre outros.


Caso apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Combater a tuberculose é mais saúde, é mais vida.


Fonte: Ministério da saúde.

24 de março - Dia Mundial de combate a tuberculose.

0 visualização

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle