Setembro Verde: Mês da sensibilização para a doação de órgãos e tecidos


Sabe-se o quanto a doação de Órgãos é um ato altruísta e que pode salvar vidas. No entanto, quando se fala no assunto num momento de dor pela perda de um ente querido, a discussão geralmente cai como um peso sobre os familiares. Isso porque, na maioria dos casos, o doador também não informou esse desejo aos parentes. Triste fato!

Se tem boa notícia aqui no Brasil é que somos referência mundial na área de transplantes e possuímos o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.


E em Alagoas?

Unidade de Referência: Central de Transplantes de Alagoas

Localizada no prédio anexo ao Hospital Geral do Estado.


> O que é preciso para ser um doador?

Apenas a autorização familiar conforme a Lei 10.211 de 23 de março de 2001.


> O que diz a lei brasileira sobre doadores vivos?

A doação em vida só pode ser feita com órgãos duplos e partes de órgãos cuja retirada não impeça o doador de levar uma vida normal. Sendo assim, pessoas saudáveis podem doar um dos rins, parte do fígado e pulmão, além da medula óssea. A lei prevê que a doação pode ser feita por parentes até o 4º grau. Se não houver vínculo familiar, a retirada de parte dos órgãos citados só poderá ser feita após autorização da justiça.


De acordo com a Coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, pelo menos 367 pessoas aguardam por um doador compatível na fila de espera por um transplante em Alagoas. Destes, 139 pacientes aguardam por um rim, 226 pessoas esperam por uma córnea e 02 por um coração.


A Pandemia reduziu o número de transplantes

Esse ano, apenas 27 pessoas realizaram transplantes de córnea em Alagoas. Além desses, a Central de transplantes captou apenas um único doador (rim).


Salve Vidas. Seja um doador!


31 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle