Síndrome pré-menstrual e nutrição.


A Síndrome de tensão pré-menstrual ou popularmente conhecida como TPM é um distúrbio bastante comum entre mulheres, principalmente na fase reprodutiva. Estima-se que cerca de 90% destas mulheres relatam apresentar um ou mais sintomas, variando a cada ciclo menstrual e intensidade. Ela provoca alterações comportamentais, emocionais, cognitivas e físicas, comprometendo o relacionamento no ambiente familiar, social, escolar e profissional. Estas se manifestam principalmente na semana que precede a menstruação, desaparecendo alguns dias após o aparecimento do fluxo menstrual.

Os sintomas mais comuns são: irritabilidade, alterações de humor, comportamento depressivo, impulsividade, aumento de apetite, desejo por doce e confusão mental, além de fadiga, edema abdominal, lombalgia, insônia, aumento de peso temporário, enxaqueca, presença de edema nas extremidades, constipação intestinal e diarreia.

Para alívio dos sintomas, aconselha-se o repouso adequado, a prática de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares, como aumento dos alimentos ricos em Magnésio (abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros, etc); Zinco (alho, gengibre, etc); Vitamina B6 (banana, arroz integral, batata, salmão, lentilha); Potássio (feijão, espinafre, água de coco e tomate); entre outros. Assim, as mulheres que passam por essa fase devem evitar sal, embutidos, enlatados, industrializados, cafeína, refrigerantes, chá mate, excesso de doces, etc.

Desta maneira, a mulher que busca um novo estilo de vida e hábitos saudáveis com acompanhamento nutricional individualizado, estará reduzindo os sintomas pré-menstruais e contribuindo para um melhor funcionamento do organismo e consequentemente garantindo saúde a longo prazo.



12 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle