Ronda multidisciplinar: a convergência multiprofissional à serviço da vida.


A Ronda Multidisciplinar é o momento mais importante do dia a dia e deve ser tratada com o devido respeito e a devida cerimônia.

Deve contar com a presença de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico,  psicólogo e nutricionista.

O horário da visita na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) deve ser definido e rigorosamente cumprido. Todos devem saber o horário da atividade.

Com a ativa participação de todos, o cheque list deve ser preenchido com um breve histórico e diagnóstico principais, nível de consciência, status hemodinâmica, status ventilatório, status infeccioso, status e hematológico, status nefrológico e planejamento de meta nutricional. 

As decisões da visita multidisciplinar devem ser registradas em uma folha própria no prontuário.

Os benefícios desse enfoque incluem desde integração dos diversos profissionais de saúde, até a maior eficiência e efetividade nas decisões clínicas.

A equipe multidisciplinar tem condição de tomar decisões estratégicas com base em opiniões que exprimem às diferentes realidades profissionais, o que tem impacto na melhoria do atendimento adequação da unidade.


Texto: Dr. Luiz Guilherme

Fonte do texto: protocolos AMIB e Dr Haggeas Fernandes  Médico: Luiz Guilherme Camargo de Almeida  Fisioterapeuta: Tânia Mayla Resende de Gusmão  Enfermeira: Zirlene Costa Psicólogo: Júlio Maurício  Nutricionista: Brenda  Lima Farmacêutico (estagiário): Denner

24 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle