Palestra: Qual o sentido da sua vida?

Psicóloga Conceição Honorato alertou para a necessidade de termos planos de vida


A palestra iniciou ás 17h30 com uma expectativa grande em torno do tema abordado: Qual o sentido da sua Vida?" Essa é uma pergunta que, segunda a Psicóloga e palestrante Conceição Honorato, também especialista em comportamento,

precisa ter resposta imediata.


"A vida não tem sentido se não tivermos um projeto para fortalecer a razão da nossa existência," afirmou Conceição, iniciando sua conversa perguntando exatamente isso aos colaboradores e acompanhantes de pacientes do Hospital vida: Qual a razão da vida vocês?



Entre as respostas, a maiores razões para a existência foram Deus, família e filhos.

Segundo a Psicóloga definir a razão de viver é importante para evitar uma série de emoções e sentimentos negativos, como: inquietação, vazio, angústia, isolamento.

A palestra marcou a semana de atenção ao Janeiro Branco, mês de conscientização para os cuidados com a Saúde Mental. Entretanto, quando se pensa no assunto, alguns acabam na verdade fazendo uma associação com “Doença Mental”, o que é um equívoco. Saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.


Conceição Honorato explica que tudo o que está relacionado ao amor próprio, à qualidade de nossos relacionamentos, às decisões mediante as escolhas e como nossas emoções reagem aos desafios enfrentados, é saúde mental.


"Diante das dificuldades aprendemos a ser mais fortes, mais experientes, e mesmo enfrentando tempestades devemos enxergar um mundo com um olhar de otimismo e gratidão", reforçou a Psicóloga.


Um dos momentos marcantes foi quando os participantes foram induzidos a escrever a lápis, numa folha de papel em branco, algumas respostas para questões pontuadas pela palestrante, entre elas:


- Qual o seu maior sonho?

- Que defeito você acha que tem e que te impede de realizar seus objetivos?

- Quais são os seus medos?


Em seguida, Conceição pediu que todos apagassem o que escreveram, explicando a mensagem da dinâmica:


" O bom da vida é que podemos sempre reescrevê-la. Teremos sempre essa chance de recomeçar e mudar nossa história. Mas é preciso que a gente abandone nossos medos"

Depois, houve outro momento de reflexão. Com direito a fundo musical, os participantes fecharam os olhos para pensar sobre suas vidas, conduzidos pela fala da Psicóloga. Foram minutos preciosos, capazes de acalmar corações, repensar a rotina, qualificar a execução do trabalho de cada um e o tempo dedicado a ele.


"Para que possamos extrair o melhor de nós, enquanto profissionais, é preciso aprender a tornar o trabalho uma extensão de nossa casa," concluiu Conceição.


A palestra finalizou com a música, Trem-bala, de autoria da cantora/compositora Ana Vilela, que chama a atenção para o real sentido da vida. Conceição Honorato surpreendeu ao tocar violão e os participantes cantaram juntos, numa bela despedida.


Trem-Bala

Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito num universo tão vasto e bonito É saber sonhar

E então fazer valer a pena Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo, saber que venceu É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu

É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo Qual seria a graça do mundo se fosse assim?

Por isso, eu prefiro sorrisos E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo Sorria e abrace seus pais enquanto estão aqui

Que a vida é trem-bala, parceiro E a gente é só passageiro prestes a partir

Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá

Segura teu filho no colo Sorria e abrace seus pais enquanto estão aqui

Que a vida é trem-bala, parceiro E a gente é só passageiro prestes a partir


Drs. Miguel Arcanjo e Érick Barbosa, diretores do Hospital Vida, em momento de agradecimento à palestrante







82 visualizações0 comentário

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle