Obesidade: Um problema de saúde que afeta mais de 20% da população brasileira

Dia 11 de Outubro: Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

A obesidade se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal através do parâmetro do índice de massa corporal (IMC). Fatores genéticos e ambientais, além de algumas doenças endócrinas, associados ao hábito de consumir refeições desorganizadas ou muito abundantes em calorias, provoca um aumento do número e tamanho das células que reservam gorduras, podendo conduzir ao aumento de peso.


Como calcular o IMC?

Para saber o índice de massa corporal basta dividir seu peso pela altura elevada ao quadrado. Considera-se obesidade o aumento do peso corporal do indivíduo superior a 20% do seu peso normal.


Complicações

possíveis complicações decorrentes da obesidade e do excesso de peso provocam problemas em vários níveis, tais como: diabetes mellitus, problemas respiratórios e cardiovasculares, além de fatores sócio-psíquicos como isolamento social, perda da autoestima, depressão, ansiedade e tantos outros.

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde sobre o perfil das doenças crônicas mais incidentes no país, 20,3% da população brasileira são de obesos. O maior percentual está entre as mulheres e aumenta conforme a idade.


Saiba quando há indicação de cirurgia bariátrica


A Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda cirurgia de redução do estômago, tem se tornando uma importante aliada no tratamento de pacientes obesos. É uma plástica no estômago e tem como objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. Esse tipo de cirurgia está indicada, para pacientes com IMC acima de trinta e cinco, com complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue e problemas articulares, ou para pacientes com IMC maior que quarenta que não tenham obtido sucesso na perda de peso incluindo o uso de medicamentos após dois anos de tratamento clínico.

Vale alertar que é um procedimento complexo já que impõe mudanças indispensáveis nos hábitos de vida, tornando-se, portanto, primordial a conscientização do procedimento e todas as orientações técnicas.


Quais os tipos de bariátricas?


Tipo restritivo- Apenas diminuem o tamanho do estômago e a perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos.


Cirurgias mistas- Há redução do tamanho do estômago associado ao desvio do trânsito intestinal em que além da redução da ingestão há paralelamente a diminuição da absorção dos alimentos.

15 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle