Festas juninas X alimentação saudável aos pacientes da Hemodiálises.


As festas juninas são marcadas pela presença de comidas com excesso de sal, açúcar e potássio, este último presente em grande quantidade no milho, coco e amendoim.

Pensando em orientar os pacientes que fazem hemodiálise, a equipe de nutrição com o apoio da equipe multidisciplinar do Hospital Vida, realizaram nesta Segunda-feira 24/06, palestras a fim de orientar o consumo adequado das comidas típicas e esclarecer as dúvidas sobre o tema.

O nossos pacientes que fazem Hemodiálises foram orientados a consumir moderadamente as preparações a base de milho, como canjica, mungunzá, bolo, pipoca e pamonha. Assim como preferir o milho cozido ao assado, por conter menor quantidade do mineral.

Outra orientação foi trocar o leite de coco por leite de vaca desnatado e para os diabéticos, trocar o açúcar por adoçante culinário próprio para forno e fogão. Também foram orientados a evitar castanhas, amendoim e preparações que levam esses ingredientes, como o pé de moleque e a paçoca.

Foi ressaltada a presença de outros alimentos sem milho que são comuns em festas juninas, como churrasquinho (preferência de frango), arroz doce, bolo branco, caldo verde, maçã do amor e sanduíches.


Cuidar da alimentação continuadamente é mais saúde, é mais vida.

Viva o São João!!!

6 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle