Diabetes - Prevenir sempre, ignorar, nunca.

Você sabia que a DIABETES é uma das principais causas de doença renal e de tantas outras doenças? Muitos dos pacientes que tem diabetes não apresentam sintomas no início da doença. O primeiro passo é observar a presença dos fatores de risco que podem ser modificados, como o excesso de peso, aumento da gordura abdominal, sedentarismo e a falta de uma dieta equilibrada.
A redução de 5% do peso corporal associada a pratica de atividades físicas até três vezes por semana, aliado é um estilo de vida saudável, como alimentação balanceada e acompanhamento médico periódico, reduz a ocorrência de diabetes nas pessoas com alto risco.
Sintomas: quando os níveis de glicose estão elevados, pode ocorrer vontade frequente de urinar, sede e fome em excesso, fadiga, alterações na visão, mudanças de humor, náuseas e vômitos, fraqueza, perda de peso, dores nas pernas, infecções repetidas na pele, machucados que demoram a cicatrizar, formigamento ou sensação de dormência, principalmente nos pés. Pessoas que apresentam esses sintomas devem realizar exames de sangue periodicamente para avaliar se apresentam a doença.
Diagnóstico: é feito por um teste simples para detectar os níveis de glicose no sangue. O nível normal de glicose no sangue é até 99 mg/dl. Se os níveis de glicose se encontram entre 100 e 127 mg/dl, existe alto risco de desenvolver diabetes. Se a glicemia estiver acima de 127 mg/dl em 2 exames diferentes ou acima de 200 mg/dl após consumo de carboidratos, é diagnosticado o diabetes.
Tratamento:
Pacientes com o tipo 1 de diabetes, também chamado de insulinodependente, precisam fazer reposição diária de insulina.
Para os portadores do tipo 2 o tratamento é feito por meio de comprimidos tomados via oral que atuam na melhora da resposta das células à insulina.
Nos casos de diabetes na gestação, geralmente uma dieta equilibrada e exercícios físicos são suficientes para o controle dos níveis de glicose. Nos casos em que o controle não é possível com dieta e atividade física, podem ser indicadas injeções de insulina.
Independente do tipo de diabetes, o fundamental é a adoção ao tratamento aliada a hábitos saudáveis, como controle da alimentação, prática regular de atividades físicas e controle constante da glicemia.
Prevenção ao diabetes é mais saúde é mais vida.
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes.