Como deve ser a alimentação para o hipertenso.


Estudos indicam que os brasileiros consomem mais que o dobro da recomendação diária de sódio que é de até 2000 mg. Os grandes vilões neste excesso de sódio são alimentos industrializados e ultra processados como enlatados e embutidos(mortadela, linguiças e salsichas) temperos e sopas, catchup e molho de soja.


O hipertenso pode e deve levar uma vida normal, seguido de algumas recomendações alimentares.

Evite alimentos que tenham alto teor de gordura animal, como carnes gordas, frango com pele, chocolate, leite e derivados integrais e frituras em geral. Reduza a quantidade de sal que consome nos alimentos. Evite bebidas alcoólicas.

Evite também os alimentos com alto teor de açúcar, como doces, bolos, balas, biscoitos e chocolates. Alimentos fritos e empanados, crustáceos, margarina, manteiga e queijos amarelos.


Aumente a quantidade de fibras da sua alimentação, ingerindo frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas. Prefira alimentos ricos em potássio. Esse nutriente é encontrado em algumas frutas (como melão, mamão, tomate, laranja e banana), legumes e verduras, batata, vegetais verdes e leguminosas (como grão de bico, feijão e etc);

Não passe muito tempo sem comer. O ideal é se alimentar a cada 3 horas. Uma boa sugestão é o hábito de três refeições grandes (café da manhã, almoço e jantar) intercalados com pequenos lanches. Prefira frutas, sucos, iogurtes desnatados e cereais integrais. Sempre prefira alimentos cozidos, assados ao forno ou grelhados. Escolha temperos naturais, como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha. Temperos industrializados têm alto teor de sal; Cozinhe carnes sem gordura e sem pele, seja qual for a sua preferida, bovina, ave ou peixe; dê preferência ao leite e iogurte desnatados e queijo branco sem sal. Fonte: Assessoria de Comunicação do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região

0 visualização

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle