Como a obesidade e a hipertensão estão relacionadas?


Hipertensão Arterial é uma doença cardiovascular crônica, e apresenta maior riscos quando está aliada a outro grande problema: a obesidade.

É por isso que o Hospital Vida, cada vez mais, tenta promover o controle da pressão arterial e do excesso de peso através de suas ações do “Vida em Ação”, numa tentativa de causar um impacto positivo na prevenção desta doença.


O excesso de peso leva à obesidade e pode ser causado por diversos fatores: alterações hormonais, genética e até mesmo a idade. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que um excesso de apenas 20% do peso normal já pode aumentar em até oito vezes a incidência da hipertensão arterial.

Existem diferentes formas de obesidade, mas a do tipo visceral, também conhecida como obesidade abdominal, é a que está mais associada à elevação da pressão arterial.


“Ao perder peso, muitas pessoas acabam também diminuindo a pressão arterial”,


Medidas de prevenção e tratamento

Pessoas que sofrem com a obesidade, uma das principais formas de prevenir o surgimento da hipertensão é realizar mudanças no estilo de vida e alimentação, até mesmo pequenas reduções de peso já podem normalizar os níveis da pressão arterial em pacientes com hipertensão leve.


Agora você já sabe a relação entre obesidade e hipertensão, apresentamos algumas medidas que podem trazer benefícios e reduzir os riscos dessas doenças.

· adotar uma alimentação equilibrada;

· diminuir a ingestão de sal;

· evitar o consumo de álcool;

· praticar exercícios físicos.

Mas não se esqueça: o ideal é consultar o seu médico (Endocrinologista, Cardiologista ou Nefrologista) para que ele possa indicar o que melhor funciona para o seu caso e como essas medidas podem ser aliadas ao seu tratamento atual


Cuidar e prevenir a hipertensão é mais saúde, é mais vida.




Referências:

1 - Gus, M; Fuchs, FD. Obesidade e hipertensão. Arq Bras Cardiol. 1995. [Disponível em: http://www.arquivosonline.com.br/pesquisartigos/Pdfs/1995/V64N6/64060013.pdf] 2 - Suplicy, HL. Obesidade visceral, resistência à insulina e hipertensão arterial. Rev Bras Hipertens. 2000. [Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/7-2/007.pdf]

21 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle