Câncer de mama



O câncer de mama é o tumor maligno que mais ocorre entre as mulheres no Brasil e é a principal causa de morte entre as mulheres com câncer segundo os dados do INCA. Existem vários fatores que influenciam para o desenvolvimento do câncer de mama, entre eles, o principal é o histórico familiar, ou seja, mulheres que tiveram ou tem parentes próximos como mãe, irmã, com câncer de mama, têm maior probabilidade de desenvolver a doença e, por esta razão devem, realizar consultas e exames de forma precoce.

Os fatores não modificáveis são: história familiar, mulheres com mais de 40 anos, menopausa tardia e menstruação precoce (até os 11 anos), assim como mulheres que nunca engravidaram e mulheres que engravidaram depois dos 30 anos.

Os fatores modificáveis são: Excesso de peso e ingestão excessiva de álcool. Ou seja, uma simples mudança de vida pode evitar o câncer de mama.

O diagnóstico do câncer de mama deve ser feito através do exame de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, podendo ser feito antes se já tiver a história familiar. O exame de mamografia detecta nódulos á partir de 0,1 cm. Existe a conscientização do autoexame, porém devido a estudos e a evolução da medicina, foi comprovado que quando este nódulo está palpável, este nódulo já está avançado e, consequentemente, as porcentagens de cura também diminuem.


É importante que todo ano as mulheres procurem seu médico ginecologista, mastologista ou oncologista para a realização de exames preventivos.

No hospital vida, este mês de outubro, as mulheres tem condição especial para essas consultas e exames. Agende já a sua consulta no telefone 3214-9700

Entrar na luta contra o câncer de mama é mais saúde, é mais vida!


26 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle