Câncer de colo de útero: Previna-se!

Março lilás: um período de alerta para a prevenção e tratamento do câncer de colo de útero


O Mês de Março também inclui um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás foi criada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo uterino.


Você sabia que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente em mulheres e a quarta causa de morte de mulheres por cãncer no Brasil? ( exceção para o câncer de pele)


O que é o câncer de colo de útero?


Esse tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Essa infecção genital é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Porém, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.


Existem sintomas?

Normalmente não existem primeiros sintomas do câncer de colo do útero. A maioria dos casos é identificada durante o exame de papanicolau ou apenas nas fases de câncer mais avançadas. Por isso, o mais importante é realizar consultas periódicas ao ginecologista, afinal, já está constatado: esse é um tipo de câncer que pode ser evitado.

Previna-se!

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, usando preservativos durante a relação sexual.

Tem ainda o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), que deve ser feito periodicamente após o início da vida sexual. Esse exame é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas em quase todos os casos, não evoluindo para o câncer.


A prevenção sempre será o melhor remédio, além de ser um gesto de amor por você mesma!







11 visualizações0 comentário

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle