Ansiedade


Há muito ganho intelectual e filosófico nos encontros de sábado na sociedade alagoana de Medicina. Desta vez o tema da conversa entre o nefrologista Luiz Guilherme Camargo de Almeida e o psiquiatra Emmanuel Fortes foi sobre ansiedade.

Emanuel: A ansiedade é uma sensação desagradável de medo desencadeada por um perigo próximo, real ou não. Exigências profissionais, estéticas e amorosas são fatores que podem desencadear o transtorno.

Luiz Guilherme: ansiedade é comum nos pacientes renais submetidos a hemodiálise, uma vez que as sessões trissemanais são precedidas de uma expectativa de eventos adversos que podem ou não ocorrer com o próprio paciente ou com seus companheiros de tratamento.

Emmanuel Fortes: ansiedade e o medo são sentimentos naturais e passam a ser doença quando são desproporcionais em relação ao estímulo, são mais comuns em indivíduos com predisposição Neurobiológica e herdada.

Luiz Guilherme: pacientes renais crônicos são mais vulneráveis em relação à população geral e reagem a situação de estresse com mais ansiedade.

Emanuel Fortes: ansiedade é um sintoma presente em outros transtornos psiquiátricos e pode se somar ou desencadea-los. Identificar o transtorno primário é o difícil trabalho especialista.

Luiz Guilherme: A população em diálise tem necessidade de avaliações frequentes de seus fatores estressores e os efeitos em sua saúde e qualidade de vida, uma vez que tem influência direta na aderência a terapêutica.

Emmanuel: de maneira geral a ansiedade apresenta curso crônico, apesar de variar a intensidade episodicamente.

Luiz Guilherme: Uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, psicólogos e médicos deve ser ativa para identificar e minimizar fatores geradores de estresse.

Emmanuel: trabalho multidisciplinar em benefício dos pacientes é mais saúde, é mais vida!


Dr. Emmanuel fortes e Dr. Luiz Guilherme.

5 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle