ACONSELHAMENTO PRÉ-CONCEPCIONAL


A importância da assistência pré-natal é amplamente conhecida. Um pré-natal bem conduzido proporciona maior segurança à gestação e ao parto.

O aconselhamento pré-concepcional visa a rastrear, identificar, modificar ou eliminar fatores que condicionam negativamente o futuro de uma gestação.

Fatores como hereditariedade, idade materna, história obstétrica, doenças crônicas e infectocontagiosas, neoplasias, tabagismo, etilismo, uso de drogas ilícitas, estado nutricional e labor podem interferir na gravidez. Medicamentos para tratamento da hipertensão arterial, diabetes mellitus, epilepsia e depressão, entre outras doenças, devem ser revistos e – se necessário – substituídos antes do início da gestação. Infecções e parasitoses devem ser pesquisadas e tratadas. A exposição a riscos ocupacionais por agentes biológicos, químicos e físicos deve ser minimizada ou evitada.

O desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico por imagem, laboratório e os crescentes avanços na pesquisa genética propiciaram valiosos recursos para a prevenção e tratamento de patologias antes mesmo da concepção. O planejamento reprodutivo de um bebê saudável pode ser realizado com testes que – rastreando a presença de mutações genéticas nos futuros pais – permitem estimar o risco de ter um filho com uma doença genética.

Aconselho que a consulta pré-concepcional, com o médico gineco-obstetra, ocorra pelo menos 06 (seis) meses antes da gravidez desejada. Uma gestação planejada e a decisão do casal de incorporar mudanças físicas e comportamentais saudáveis em sua rotina serão determinantes para uma gravidez de sucesso.







Dr. Luiz Claudio Couto Marinho

Ginecologista e Obstetra

CRM-AL 4874 – TEGO – RQE 2222

116 visualizações

Rua Deputado Eliseu Teixeira, 488 , Ponta Verde, Maceió, Alagoas. CEP: 57035-240

TRABALHE CONOSCO: curriculo@hospitalvida.com

Tel: 82 3214.9700

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle