11 de Março de 2021: Dia Mundial do Rim
Hospital Vida se une, mais uma vez, à campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia

A Pandemia impediu a realização de ações externas de conscientização sobre as doenças renais, mas, internamente, a mensagem foi direcionada a quem convive com o mal funcionamento dos rins. Os colaboradores reforçaram as orientações para que os pacientes tenham mais qualidade de vida e possam levar uma vida normal, apesar do tratamento e das medicações.
“Vivendo Bem com a Doença Renal”
A maior unidade de saúde especializada em Nefrologia e Hemodiálise de Alagoas -O Hospital Vida – se une, mais uma vez, à campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, cujo tema este ano é “Vivendo bem com a doença renal”.

A unidade especializada do Hospital Vida atende a mais de 300 pacientes com doenças renais crônicas e é referência no estado. São pessoas de várias localidades que, 3 vezes por semana, frequentam o hospital para realizar as sessões de diálise, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
É importante lembrar que 1 em cada 10 brasileiros possuem doenças renais crônicas. Em Alagoas, são pelo menos 1.600 pessoas convivendo com o mal funcionamento dos rins, dependentes de medicamentos e hemodiálise e que estão na fila de transplante de rim do estado.
Segundo a associação dos Renais de Alagoas, mesmo quem já realizou o transplante de rim continua dependendo de medicamentos que evitem a rejeição do órgão. De acordo com Claudia da Silva, diretora da associação, a entrega dessas medicações não está sendo regular o que prejudica e impossibilita a continuidade do tratamento. Ainda segundo ela, faltam políticas públicas voltadas aos doentes renais em Alagoas. Os transplantados enfrentam problemas com o tratamento e a falta de medicamentos, e os demais vivem o drama da espera pelos transplantes, suspensos por causa da pandemia.
Orientações em salas de espera da Hemodiálise

Diante dessa realidade, O Hospital Vida, sabendo de sua responsabilidade com a saúde pública e, em especial, com os doentes renais crônicos, promove há mais de 40 anos, o acesso humanizado ao tratamento de Hemodiálise pelo SUS, garantindo a assistência necessária para a qualidade de vida de centenas de pessoas e contribuindo também, para que muitos pacientes em

situação de vulnerabilidade social, sintam-se acolhidos e tenham uma rotina mais tranquila, com o acompanhamento do serviço social. Sim, é possível viver bem com a doença renal.